terça-feira, 3 de janeiro de 2012

DISCURSO DE EXALTAÇÃO AO GRAU DE MESTRE MAÇOM - COMPANHEIRO - INICIAÇÃO MAÇÔNICA


































DISCURSO DE EXALTAÇÃO
GRAU DE MESTRE (3º)




.'. Ildeu Ferreira (Ydu) + :: 




SAUDAÇÕES ( ... )
INTRODUÇÃO

 

# Desde a evolução da Raça Adâmica e as demais Raças por nós conhecidas...
# Desde a Vitória sofrida, porém testemunhal do nosso IRMÃO NOÉ...
# Desde a construção do primeiro TEMPLO, ali em Jerusalém...
# Desde os primeiros Traçados, Trabalhos e Grandes DECISÕES, durante uma saudosa fase, tão importante, aqueles inesquecíveis ENCONTROS, os atos secretos da CANTARIA...
# Faz um bom tempo terreno... que Nós e os Antigos MAÇONS, diariamente, buscamos aprender e por em prática esta salutar conduta: Caminhar por entre as urzes ou espinhos, sobre pedregulhos ou mesmo em escorregadio lamaçal, porém sem o MEDO de errar... tropeçar... cair... mas envidando todos os humanos esforços e usando de todos os conhecimentos já adquiridos no sentido de acertar e, assim, evoluir. Não obstante os inúmeros obstáculos que a cada momento surgem ao longo desta nossa atual jornada.
Respeitabilíssimo Mestre desta Aug.'. Ofic.'. Maç.'. ! 

Venerabilíssimas Luzes e Veneráveis Irmãos!
Neste ato solene rogo-vos a permissão de solicitar aos demais MESTRES, ora exaltados, o direito de representação, através de cada oração, parágrafo ou tópico desta Mensagem ou Discurso, contextualmente falando.




SOMOS A LENDA VIVA
CAPAZ DE SOBREVIVER AO CAOS


 

.'. Ildeu Ferreira (Ydu) + :: #



Com grande alegria e a despeito das tantas inverdades em relação a Maçonaria, felizmente, o nosso humano coração reconhece a invisível presença do GADU; a ponto de vibrar, durante a simples menção do Toque dos Espíritos/Almas, que já alcançaram a elevação maior e nos auxiliam na sublime prova contida na Grande Lenda de Hiram Abiff... Estes Espíritos, hoje no Oriente Eterno, são considerados como LUZES a nos indicar o melhor passo na Senda da Evolução e do aprimoramento Humano, enquanto Maçons que somos. O misterioso Poder Oculto, em Silêncio praticado pelos verdadeiros Maçons, que em qualquer lugar seguro praticam as melhores obras em prol da evolução da Raça Humana, nos mostram a grandiosidade desta Augusta e Sublime Instituição (...) denominada MAÇONARIA.
Amados e Respeitáveis IIr.'. - que são Obreiros de um Templo em constante construção... Forças vivas viajando neste insondável Universo. Centelhas multiplicadoras da Luz Secreta e Maior, tocando as Colunas que sustentam o Edifício da elevação do Ser Humano, sempre ornadas com as virtudes da Razão e do desejo de promover a União, a Fraternidade, a Igualdade e a Liberdade, o Respeito e a Justiça infalível, não esmoreçam jamais... Seguindo agora e sempre, rumo o alto e para frente, qual Paladinos da Antiga e Nova Era, vamos todos nós imbuídos dos melhores Valores e norteados pelos Sagrados Princípios, que são e serão como uma resistente couraça a nos proteger em nossas batalhas visíveis ou invisíveis.
 
AVANTE IRMÃOS!


Busquemos com coragem os meios necessários ao fortalecimento de nossa amada ORDEM. Usemos, pois, o olho clínico da espiritualidade maior ao selecionar e indicar novos candidatos. E conscientes da grave responsabilidade que verga nossos ombros... nós devemos trabalhar sem cessar. Se quisermos, hoje e sempre, ordenar ou sobreviver ao CAOS, com certeza, deveremos pautar a Perfeição em todas as nossas atividades mundanas ou profanas... e até mesmo nos Templos de nossa Amada ORDEM. E assim, com dignidade e sabedoria, poderemos encarnar o Grande, Místico ou Simbólico Mistério, que envolve a narrativa da vida e transição do Mestre dos Mestres, o Construtor e Arquiteto Hiram Abiff; o Ir.'. que certamente acompanha os nossos trabalhos, aqui neste país ou nas diversas Oficinas, em cada Oriente situado neste orbe terrestre. É Ele ( o espírito da Lenda que somos ) que nos concede a grata satisfação de podermos afirmar... vibrando o mais sacrossanto e verdadeiro amor... que ...  “SOMOS A LENDA VIVA!   A LENDA QUE JAMAIS MORRERÁ!  POIS A ACÁCIA NOS É CONHECIDA...”




DISCURSO DE ELEVAÇÃO MAÇÔNICA


Autor: ILDEU FERREIRA - YDU



Oriente de Belo Horizonte, MG, Brasil # Em 27/09/2011 - Após 20:00 - L.M.H.P.'.



Ali, no PROSCÊNIO da invisibilidade do Ser, neste Grande Teatro físico e metafísico, onde diante de diferentes cenários se desenrola um maravilhoso e interminável espetáculo (a Vida), e uma preparação consciente antecede a Realidade (nem sempre mutável) durante esta atual trajetória, tão consequente, pungente, complexa e a um só tempo natural, Eu pude meditar por alguns instantes, e enquanto refletia Eu vislumbrei e senti a sublimitude deste Ritual (R.E.A.A.), bem como a Liturgia que torna mágica esta Magna Cerimônia, ainda em curso.

Em tudo dai graças! E rendei louvores eternos ao nosso DEUS - GADUAssim dizia o Poeta e Salmista.
Mercê de Deus, por isso Eu agradeço a todos que, direta ou indiretamente, me fortaleceram nesta caminhada; e fraternalmente me sustentaram num trabalho consciente, que culminou nesta irrevogável e inesquecível ELEVAÇÃO.

Espero... na medida de meus humanos esforços... poder continuar contando com este carinho, com este amor fraternal e incondicional, que nos impele às mais importantes ações em prol do Gênero Humano, Maçonicamente falando. Acredito, pois, na Divina Assistência do Criador, que era bem antes de ser, ou Aquele que é, e que continuará existindo, além do nosso racional conceito de Eternidade.

Afirmo, solenemente, envidar todos os meios naturais no sentido de continuar desbastando a "Pedra Bruta". Numa essencial necessidade de transformá-la, dia após dia, numa Operativa e Próspera LOJA INTERNA - num Templo Interior.
Amados e Respeitáveis IRMÃOS!

O amanhã já raiou num dourado horizonte... E no escrínio ou nos refolhos de cada coração sincero, posicionado no plexo solar de cada MAÇOM aqui presente, poderemos sentir a vibração de um Misterioso Poder, de uma Esperança alicerçada no trabalho árduo e contínuo, razão de ser desta nossa Unidade, numa sutil e quase virtual Cadeia de União.

Saibam que: o Ontem, o Hoje, e o Amanhã, cientificamente colocando, estão situados num só espaço/tempo. Logo, mentalmente, vamos agora continuar projetando um Planeta sempre melhor (enquanto nossa transitória moradia) e, também, nos aperfeiçoarmos a fim de fazer sempre a nossa parte, buscando uma melhor qualidade (interna e externa) de Vida para cada Individualidade; para cada semelhante ou para nossos amados descendentes; ou seja, para a humanidade como um todo, incansavelmente...

Assim seja!






COM A PALAVRA, OUTRO APRENDIZ


                                Ildeu Ferreira - Ydu




Local: Oriente de Belo Horizonte / MG / Brasil
Sede da Unilojas - MG
Loja Maçônica: Honra e Paz
Discurso de iniciação ao Primeiro Grau - Aprendiz


Amados e Respeitáveis Irmãos!


Vivenciando, aqui e agora, esta fraternal e calorosa recepção, reconheço a necessidade de agradecer ao G.’. A.’. D.’. U.’. esta esperada ventura.

Uma Admissão/Iniciação que caracteriza a Renovação do Ser.
Iniciação esta que abrange os diferentes aspectos desta existência humana. Quer no plano moral, social, intelectual, cultural, científico e, principalmente, Espiritual.

O Sistema ou Processo que diferencia a Ordem Maçônica de tantas outras ordens Filosóficas e Iniciáticas deve ser este Princípio de Unidade e Interatividade que, a meu ver, não deveria esbarrar nas divisões provocadas pela existência de  diferentes Potências / Obediências.
Estamos vivenciando uma transformação paulatina em todos os sistemas vigentes.
E em meio a tantas evidências, que não deve  nos surpreender, precisamos continuar colocando a ORDEM no CAOS.

Evitemos, a todo custo, o CAOS pessoal ou familiar.

Mas para tanto, é necessário envidar muitos esforços no sentido de nos aperfeiçoarmos diariamente; e numa ação mais abrangente poder servir com o Verdadeiro AMOR todos os nossos IIr.’.. Então, num ato solene, poderemos reverenciar os Obreiros que já se encontram noutro plano existencial - no Or.’. Eterno.

A cada momento nós podemos fazer alguma diferença; enquanto reescrevemos a História Universal.

Sempre que saímos das profundezas da Mãe Terra e, ao subir, ultrapassamos o Oceano, para alcançar a Atmosfera com suas perspectivas, e, então, respiramos aliviados, nós fazemos jus à condição primordial de ascender até o (ao) Zênite Celestial, onde repousa o Direito ao Grau mais elevado, o FOGO SAGRADO DO GÊNIO CRIADOR, EVOLUTOR, REALIZADOR E REGENERADOR, e nos tornamos aptos a dizer conscientemente: “EU e o PAI somos UM!”

Neste Banquete de Boas Vindas, podemos agora erguer um brinde à suave HARMONIA essencial, à VIRTUDE e, principalmente, ao AMOR INCONDICIONAL.


Enquanto festejamos, podemos também tremular o Pavilhão da Grande Nação Maçônica, que ultrapassa todas as fronteiras, cuja marca indelével revela as cores do arco-íris, além de trazer destacada a tríade: “LIBERDADE, IGUALDADE, FRATERNIDADE“.

Palavras estas que soam como um Canto Sagrado, para mim e todos que primam pela Ordem Coletiva, cultivando os Valores e Princípios Morais, praticando a Cidadania e preservando a Dignidade Humana, pessoal e relativamente falando.

E todos nós sabemos que sem a aplicação diária destes Postulados e Paradigmas, é naturalmente impossível promover em todos os quadrantes deste Orbe Terrestre uma Melhor Qualidade de VIDA.

Que o AMOR e a LUZ do G.’. A.’. D.’. U.’. nos mantenha sempre em responsável UNIDADE. Concedendo-nos a Saúde Integral e o entusiasmo legítimo pela prática da ARTE REAL. E que com SABEDORIA possamos pautar nossas atividades Profanas e Templárias com muita FORÇA de Vontade, cultuando a Sublime BELEZA, que como Radiosa Estrela, segundo os nossos méritos, busca iluminar o nosso Céu Interior.

Com fraterno carinho, abraço agora o meu PADRINHO; o Ir.’. que fez a indicação do meu nome à “Loja Honra e Paz”, alargando assim os meus horizontes, onde a FELICIDADE de SERVIR é como um “Manto Sagrado” a cingir-me o corpo físico, cujas fímbrias multicores se confundiam com o dourado crepuscular do Sol Poente, antecedendo esta Boa Noite...




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário